menu

Memória Gráfica

A Mantenha Distância é uma fonte decorativa inspirada em um tipo específico de letreiramento comum em carrocerias e lameiras de caminhões no Brasil. Essas letras, chamadas de degradês por alguns, tem uma base quadrada ou retangular, um traço largo e pesado e cantos cortados com linhas curvas ou retas.

Essa e tantas outras expressões difundidas por pintores anônimos têm entrado em decadência com a introdução de novas tecnologias digitais na indústria da comunicação visual. Por isso, o objetivo principal do desenvolvimento da Mantenha Distância é usar a tipografia como forma de resgatar e documentar essa manifestação informal antes que venha a ser extinta. Assim, essa expressão da nossa memória gráfica popular e do nosso design vernacular pode ser valorizada, preservada e divulgada através da sua reutilização em novos suportes.

Fonte vencedora do 6º Prêmio Nacional Bornancini de Design
Categoria design gráfico/visual - Tipografia

           


PROCESSO DE CRIAÇÃO

  • Pesquisa de Referências
  • Análise dos caracteres
  • Identificação de características comuns e marcantes
  • Desenho preliminar de caracteres
  • Definição da malha construtiva
  • Construção dos caracteres base
  • Construção da face de tipo padrão
  • Construção das variações

Características

A Mantenha Distância é uma fonte de construção modular, com cantos côncavos e largura uniforme dos caracteres. A família divide-se em 6 fontes com algumas das características peculiares das letras encontradas durante a pesquisa. Todos os estilos têm caracteres em caixa-alta - uma característica dos letreiramentos - com algumas variações no desenho de caracteres específicos em caixa-baixa. Além disso tem numerais e os principais diacríticos e sinais de pontuação.


Licença & Download

A Mantenha Distância é composta por um pacote com 6 estilos. Cada estilo pode ser comprado individualmente por R$ 25,00 e o pacote completo (6 estilos) custa R$ 100,00. Para mais informações entre em contato através do e-mail contato@rafaelhoffmann.com.

Outras Fontes